'Estrela artificial' lançada por empresa enfurece cientistas

Esfera colocada em órbita para divulgar lançamento de satélite é visível a olho nu e será o objeto mais brilhante do céu por 9 meses

SÃO PAULO - Uma empresa da Nova Zelândia enviou ao espaço há alguns dias uma "estrela artificial" para divulgar seu primeiro lançamento de satélites. Mas o objeto, semelhante a uma grande esfera espelhada de pista de dança, está enfurecendo astrônomos, que qualificaram a iniciativa de "vandalismo" e "pichação astronômica".

Brilho. Esfera tem 1 metro de diâmetro e 65 painéis Foto: Rocket Lab (@rocketlab)/Twitter

+++ Após 36 anos, Superlua coincidirá com eclipse lunar na próxima quarta

A esfera, batizada pela empresa de "Estrela da Humanidade", pode ser vista a olho nu de qualquer lugar do planeta e ficará em órbita por nove meses, completando uma volta ao redor da Terra a cada 90 minutos. Enquanto estiver no céu, a estrela artificial será o objeto mais brilhante do céu. As informações são do jornal britânico The Guardian.

+++ Astronauta japonês se desculpa após mentir sobre altura no espaço

A partir de uma remota fazenda do interior da Nova Zelândia, a empresa de exploração espacial local Rocket Lab lançou seu primeiro foguete ao espaço. Mas, além de colocar em órbita alguns satélites convencionais, o lançamento espacial inédito no país serviu para enviar secretamente a "Estrela da Humanidade".

+++ Cientistas descobrem buraco negro mais distante já registrado

A esfera de cerca de um metro de diâmetro é feita de fibra de carbono e é formada por 65 painéis altamente reflexivos. Segundo a empresa, a superfície brilhante reflete os raios do Sol de volta para a Terra, criando uma forte fonte de luz brilhante que tem a aparência de uma estrela ultra brilhante.

A cerca de 500 quilômetros da altitude, a esfera viaja no espaço em uma velocidade 27 vezes mais rápida do que a do som, girando rapidamente. Depois de nove meses, sua órbita deverá começar a decair e ela entrará de volta na atmosfera, sendo completamente desintegrada. A trajetória atual do objeto pode ser acompanhada na internet.

De acordo com o fundador e presidente da empresa, Peter Beck, o feito é um passo "quase sem precedentes" da exploração comercial privada. De acordo com a empresa, "a 'Estrela da Humanidade' será uma lembrança para toda a Terra sobre nosso frágil lugar no Universo".

Mas vários astrônomos parecem não ter gostado da ideia. Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos), escreveu no Twitter: "Pichação de longo prazo intencionalmente brilhante. Muito obrigado, @RocketLab".

"Isso é estupidez, vandaliza o céu noturno e corrompe nossa visão do cosmos", escreveu o astrônomo David Kipping, da Universidade Columbia (Estados Unidos).

O diretor de astrobiologia da Universidade Columbia, Caleb Scharf, também comentou o caso na revista Scientific American. "A maior parte de nós não acharia bonitinho se eu pregasse uma grande luz estroboscópica em um urso polar, ou se eu exaltasse o slogan da minha empresa em toda a perigosa parte superior do Everest. Colocar uma esfera brilhante no céu parece igualmente abusivo", escreveu.

De acordo com o The Guardian, o pesquisador Richard Easther, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), o objeto ajuda a agravar o problema da poluição luminosa, que já é uma grave preocupação para os cientistas que trabalham com a observação do céu.

"Essa iniciativa em si não vai trazer grande prejuízo, mas se a ideia se tornar um lugar comum, especialmente se isso acontecer em grande escala, os astrônomos certamente ficarão revoltados", afirmou Easther. "Eu posso entender a exuberância desse tipo de coisa, mas também vejo que eles não se deram conta de que outras pessoas podem ver isso de forma negativa."