Estudo desvenda estratégia sexual de aranhas

Fêmeas são atraídas por machos que se comunicam com luz ultravioleta B.

Por Da BBC Brasil

As aranhas se "comunicam" com seus potenciais parceiros sexuais usando um tipo diferente de luz não visível ao olho humano, segundo um estudo de pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura. A equipe de cientistas verificou que machos de aranha saltadora (Phintella vittata) usam raios ultravioleta B (UVB) para se comunicar com as fêmeas da espécie. Já se conhecia anteriormente o uso de raios ultravioleta A (UVA) para a comunicação em algumas espécies de animais, mas esta é a primeira vez que pesquisadores verificam o uso de UVB. O estudo, publicado no último número da revista científica Current Biology, verificou que as aranhas macho refletem os raios UVB que chegam aos seus corpos. Filtros Os pesquisadores descobriram que as fêmeas tinham mais chances de copular com os machos que podiam se comunicar com elas com o UVB do que com machos mantidos em câmaras nas quais os raios UVB haviam sido bloqueados com filtros. "Os raios UVA e UVB representam uma pequena fração dos raios solares, mas os olhos humanos não conseguem vê-los", explicou o pesquisador Daigin Li, coordenador do estudo. "A maioria dos estudos prévios havia se concentrado no uso do UVA para comunicação animal, mas este é o primeiro estudo sobre o uso do UVB. Até agora, os cientistas assumiam que os animais não podiam enxergar o UVB, mas descobrimos que não é esse o caso", afirmou. As aranhas têm olhos complexos e, apesar de os cientistas saberem que eles têm receptores de UVA, ainda não está claro como podem detectar a luz ultravioleta B. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.