Estudo identifica gene fundamental para câncer de mama

Pesquisa com camundongos mostrou que, ao bloquear o gene beta 1-integrina, conseguiu-se impedir proliferação do tumor

Um novo componente do câncer de mama acaba de ser identificado por cientistas canadenses. Os pesquisadores do Centro de Saúde da Universidade McGill e da Universidade McMaster verificaram no gene beta 1-integrina um papel crítico no início do crescimento tumoral. ?Nosso estudo mostrou que bloquear a função desse gene impede a proliferação do tumor?, disse o líder da pesquisa, William Muller, da Universidade McGill. ?Também verificamos que, no modelo de câncer de mama que utilizamos, células tumorais não crescem sem a presença do beta 1-integrina.? Os testes foram feitos em camundongos e os resultados publicados na edição de agosto do periódico Cancer Cell. ?Esses resultados demonstram a importância do gene na biologia tumoral. O próximo passo é descobrir terapêuticas que possam bloquear a ação desse gene em humanos?, disse o pesquisador, em comunicado da universidade canadense. ?Estamos em um momento importante na pesquisa do câncer de mama. Quanto mais atores e fatores descobrirmos, mais perto estaremos da cura da doença?, disse Don White, da Universidade McMaster.