Estudo mostra como obesidade vira diabete tipo 2

Equipe de Harvard constata que inflamação celular provoca resistência a insulina, levando ao quadro de doença

Cientistas americanos dizem ter descoberto o que consideram o mecanismo celular básico que leva da obesidade ao diabete tipo 2. Segundo o estudo, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de gordura exerce uma pressão negativa sobre as células, que causa "uma cascata de genes e proteínas" capaz de alterar a função da insulina. Com este processo, ocorre uma inflamação celular e uma resistência à insulina, levando ao quadro de diabete, conforme explicou Gokhan Hotamisligil, diretor do Departamento de Genética e Doenças Complexas, que dirigiu a pesquisa. O estudo tenta completar as respostas que faltam para se compreender como o acúmulo de gordura desencadeia a doença. Até recentemente os médicos associavam o diabete tipo 2 a adultos apenas, mas a incidência crescente entre adolescentes obesos deu pistas para novas pesquisas, como esta. "Demos um importante passo para entender as raízes do diabete tipo 2 e das doenças metabólicas", disse Hotamisligil. Nos Estados Unidos o diabete tipo 2 afeta cerca de 18 milhões de pessoas e causa 200 mil mortes ao ano.