Êxodo da África teve maioria masculina, diz estudo

Pesquisadores dos EUA afirmam que homens cobriam distâncias maiores.

Por Da BBC Brasil

Pesquisadores dos Estados Unidos revelaram que os homens eram provavelmente mais numerosos que as mulheres quando os humanos modernos deixaram a África, há 60 mil anos. Segundo artigo publicado na revista Science Daily, muitos acreditam que este êxodo da África foi responsável por quase toda a população humana que existe fora do continente africano atualmente. Agora, cientistas afirmam que homens e mulheres não participaram em números iguais deste êxodo. O método usado foi a pesquisa de variações do cromossomo X e de outros cromossomos não sexuais. Segundo os cientistas, esta poderá ser uma boa ferramenta para estudos históricos e antropológicos no futuro, pois pode esclarecer as diferenças entre populações masculinas e femininas que não podiam ser examinadas com os métodos anteriores. Os pesquisadores não têm certeza da razão de mais homens do que mulheres terem participado da diáspora a partir da África, ou como a seleção natural possa ter contribuído para estes padrões genéticos. Mas, um dos autores da pesquisa, Alon Keinan, afirma que estas descobertas estão de acordo "com o que antropólogos nos ensinaram a respeito das populações de caçadores-coletores, que, em migrações de curtas distâncias são (formadas) primariamente por mulheres e, em longas distâncias, (formadas) primariamente por homens". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.