Fóssil encontrado nos EUA revela a evolução dos morcegos

O esqueleto mostra que ele podia voar, mas que não contava com o poder de ecolocalização

Foto do author Redação
Por Redação

Um fóssil descoberto no Estado de Wyoming (EUA) aparentemente resolve uma antiga questão de quando os morcegos ganharam sua capacidade de navegar e localizar insetos usando a audição. Resposta: foi depois que começaram a voar. A descoberta revela detalhes do mais primitivo morcego já encontrado, de uma espécie até então desconhecida que viveu há cerca de 25,5 milhões de anos. O esqueleto mostra que ele podia voar, mas que não contava com diversas estruturas ósseas associadas à "ecolocalização", a capacidade de emitir sons de alta freqüência e em seguida ouvi-los ricocheteando de objetos e outros seres vivos. Até agora, o fóssil de morcego mais antigo mostrava evidências tanto de vôo quanto de ecolocalização, então não era possível saber qual característica teria surgido primeiro, disse a pesquisadora Nancy Simmons. A pesquisa, conduzida por sua equipe, aparece na edição desta semana da revista Nature. A envergadura do morcego primitivo recém-descoberto era quase de 30 centímetros, só um pouco menor que a do grande morcego marrom moderno, disse ela. Os dentes mostram que comia insetos, retirados de superfícies depois de avistados, ouvidos ou farejados, disse ela.