Fotógrafo amador registra insetos dormentes no orvalho

Fisioterapeuta polonês sai de madrugada para registrar animais na floresta

BBC Brasil, BBC

30 Março 2010 | 04h36

Imagem de um gafanhoto registrada por Swietek (Foto: Miroslaw Swietek/Solent)

 

LONDRES - O fisioterapeuta polonês Miroslaw Swietek fotografou imagens da face de insetos coberta de orvalho. Para conseguir o efeito desejado ele entra em uma floresta perto de sua casa no vilarejo de Jaroszow, na Polônia, por volta das três horas da manhã.

Usando uma lanterna, o fotógrafo amador de 37 anos procurou insetos imóveis, que pareciam dormir, e colocou sua câmera e flash a poucos milímetros deles.

 

Mosquito também foi flagrado pela lente do fotógrafo amador (Foto: Miroslaw Swietek/Solent)

 

Swietek disse que fotografia é um hobby há dois anos e meio e que gosta de registrar especialmente imagens de insetos e lagartos, segundo o jornal britânico Daily Mail.

"Entre às três e quatro horas da manhã os insetos estão dormindo e é fácil tirar fotos deles. O difícil é encontrá-los", afirmou. "Precisa fotografar muito rápido porque o orvalho desaparece rapidamente."

 

Imagem de uma mariposa coberta por gotas de orvalho (Foto: Miroslaw Swietek/Solent)

O fotógrafo amador disse que tem livros que o ajudam a identificar os insetos. "Como estão cobertos de orvalho eu acho quase impossível saber o que são."

Embora insetos não "durmam" da mesma forma que os seres humanos, eles entram em um estado de entorpecimento em que ficam praticamente imóveis e menos sensíveis a estímulos externos. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Mais conteúdo sobre:
inseto Miroslaw Swietek polonia fotografo

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.