Garoto alemão é mutante supermusculoso

Em alguma parte da Alemanha existe um super-homem infantil, que nasceu em Berlim com músculos definidos nos braços e nas pernas. Com menos de 5 anos de idade, o garoto é capaz de sustentar pesos de 3 kg com os braços estendidos, tarefa que muitos adultos considerariam impossível.Ele tem músculos com o dobro do tamanho previsto para crianças da mesma idade e metade da gordura corporal. Testes de DNA mostram o motivo: o menino possui uma mutação genética que impulsiona o crescimento muscular.A descoberta, descrita na edição desta quinta-feira do New England Journal of Medicine, representa o primeiro caso de uma mutação desse tipo registrado em seres humanos. A publicação traz uma imagem do garoto com sete meses de idade (foto).Muitos cientistas acreditam que a descoberta poderá levar a um remédio para o tratamento da distrofia muscular e outras doenças. Atletas, por sua vez, adorariam usar o remédio como um substituto para os esteróides anabolizantes.O segmento mutante do DNA do garoto bloqueia a produção de uma proteína, chamada miostatina, que limita o crescimento muscular.A descoberta do garoto alemão surge sete anos depois de pesquisadores da Johns Hopkins University terem criado o ?supermouse?, ao desativar o gene que controla a produção de miostatina em um camundongo.

23 de junho de 2004 | 17h59