HST/Nasa-ESA
HST/Nasa-ESA

Hubble celebra 19 anos com imagem de 'Fonte Cósmica'

O Hubble foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery, em 1990, e já fez mais de570 mil imagens

da Redação,

21 de abril de 2009 | 12h54

Para comemorar os 19 anos do Telescópio Espacial Hubble em órbita da Terra, a Nasa e a Agência Espacial Europeia divulgaram uma foto de um sistema de galáxias conhecido como Arp 194. O grupo contém diversas galáxias ao longo de uma "Fonte Cósmica" de estrelas, gás e poeira que estende por 100 mil anos-luz.

 

Arp 194, um trio de galáxias, dá a impressão de que uma delas está "vazando" estrelas. na verdade, o fluxo azul é um braço espiral esticado, repleto de estrelas recém-nascidas. Isso costuma acontecer quando duas galáxias interagem gravitacionalmente e atraem partes uma da outra.

 

Os núcleos das duas galáxias em colisão podem ser vistos na parte superior esquerda da imagem. O braço de estrelas parece ligar-se a uma terceira galáxia, mais abaixo, mas na verdade esse terceiro componente da imagem está mais ao fundo, e não faz contato algum com os dois corpos no primeiro plano.

 

O "jorro" azul é a parte mais impressionante da composição, e contém complexos de aglomerados de estrelas, que podem conter, cada um, várias dezenas de famílias estelares.

 

O Hubble foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery, em 1990. O telescópio fez mais de 880 mil observações, registrou mais de 570 mil imagens, correspondendo a 29 mil corpos celestes nos últimos 19 anos.

Tudo o que sabemos sobre:
hubblegaláxiasestrelasastronomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.