Hubble detecta neblina em planeta fora do Sistema Solar

A neblina provavelmente é feita de minúsculas partículas de ferro, silicatos e poeira de óxido de alumínio

Analisando imagens do telescópio espacial Hubble, astrônomos conseguiram reunir evidências de que um planeta em órbita de uma estrela distante tem neblina em sua atmosfera. Embora o planeta HD 189733b seja um dos chamados "júpiters quentes", um gigante gasoso incapaz de suportar vida como a conhecemos, a detecção da neblina é um passo importante para o estudo futuro da atmosfera de mundos mais parecidos com a Terra, dizem cientistas. A equipe responsável pela descoberta é liderada por  Frédéric Pont, do Observatório de Genebra, na Suíça. O pesquisador diz que HD 189733b é o primeiro planeta de fora do Sistema Solar "de cuja aparência começamos a ter uma idéia completa". As novas observações foram feitas enquanto o planeta passava diante de sua estrela. À medida que a luz da estrela se filtra pela atmosfera de HD 189733b, os gases presentes deixam sua marca nos raios que chegam até a Terra. Os cientistas esperavam encontrar sinais de sódio, potássio e água, mas ficaram desapontados. Esse resultado, somado a outros dados, permite inferir que HD 189733b tem uma neblina de grande altitude - cerca de 1.000 km. De acordo com os pesquisadores, essa neblina provavelmente é feita de minúsculas partículas de ferro, silicatos e poeira de óxido de alumínio.