Hubble revela que Plutão tem três luas

O telescópio espacial Hubble identificou três luas em torno de Plutão, informou nesta segunda-feira Alan Stern, astrônomo do Instituto de Pesquisas Southwest dos Estados Unidos. Inicialmente, achava-se que Plutão só tinha uma lua, Caronte.Os dois satélites naturais foram descobertos em maio, quando os astrônomos confirmaram a existência de dois corpos que giravam regularmente em torno do pequeno planeta, o mais distante do sistema solar, em órbitas quase circulares.Por enquanto, essas luas estão sendo chamadas de P1 e P2, mas quando for confirmado que se tratam mesmo de satélites, ambas ganharão nomes mitológicos. A lua até hoje conhecida, Caronte, homenageia o barqueiro dos mortos na mitologia romana. Plutão é o Deus do mundo dos mortos.A descoberta das duas luas transforma Plutão no único corpo do cinturão de Kuiper - um anel repleto de escombros rochosos que entra na órbita de Netuno - com mais de uma lua, segundo Hal Weaver, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

31 de outubro de 2005 | 23h01