Identificados genes que respondem ao HIV

Cientistas anunciaram terem identificado genes fundamentais envolvidos na resposta do corpo ao HIV, que causa a aids. A descoberta pode acelerar a busca por uma vacina - os esforços têm sido frustrados pela capacidade de mutação do HIV."Fechamos o foco sobre quais genes específicos são importantes para determinar o desfecho da infecção pelo HIV", disse Philip Goulder, do Centro Partners de Pesquisa da Aids, no Hospital Geral de Massachusetts, EUA. "Isto nos diz onde procurar, o que pôr numa vacina e, talvez, o que precisa ser excluído."Goulder e seus colegas concentraram a pesquisa nos genes HLA-A, HLA-B e HLA-C, que produzem moléculas que avisam o sistema imunológico quando novos vírus são produzidos numa célula infectada e precisam ser destruídos.Numa pesquisa, publicada na revista Nature, com amostras de sangue de 375 portadores de HIV da África do Sul, os cientistas contataram que os genes HLA-B são os principais agentes na resposta do corpo às infecções, incluindo o HIV."A maioria das vacinas não leva em conta as diferenças biológicas fundamentais entre os genes HLA-A e HLA-B. Elas podem ser críticas para o sucesso ou fracasso da vacina."

09 de dezembro de 2004 | 14h10