Impacto gigante desfigurou hemisfério de Marte

De acordo com três pesquisas publicadas simultaneamente, evidências comprovam teoria do impacto gigante

Por que Marte tem duas faces? Cientistas dizem que novas evidências apóiam a teoria de que um enorme impacto acertou o planeta vermelho, deixando para atrás o maior buraco em qualquer corpo celeste no sistema solar. Veja também: Teste seus conhecimentos sobre o Planeta Vermelho Hoje, a superfície de Marte ter uma dupla personalidade. Seu hemisfério sul tem muitas crateras e é muito acidentado. Por contraste, o hemisfério norte é mais plano e regular. Três trabalhos publicados na Nature na quinta-feira, 19, fornecem as evidências mais concretas da responsabilidade de uma força exterior pelas diferenças. De acordo com os pesquisadores, um asteróide ou cometa se chocou com o jovem planeta Marte há 4 bilhões de anos atrás, arruinando grande parte da sua crosta ao norte e criando um buraco gigante em 40% de sua superfície. Novos cálculos revelam que a cratera conhecida como bacia Borealis mede 8530 por 9656 quilômetros - o tamanho da Ásia, Europa e Austrália juntos. Astrônomos têm estado intrigados com a paisagem de Marte desde que as primeiras imagens do planeta chegaram na década de 1970, mostrando metades diferentes. Cientistas que não participaram do estudo disseram que as últimas pesquisas reforçam o argumento do impacto colossal, mas não invalida a outra teoria de que pedra quente de dentro do planeta possa ter emergido e formado crostas diferentes. "As chances são muito favoráveis ao modelo do impacto", disse Walter Kiefer, cientista da equipe do Instituto Lunar e Planetário em Houston. A idéia de um impacto antigo foi primeiro desenvolvida por Steve Squyres, da Universidade de Cornell, e Don Wilhelms, do U.S. Geological Survey na década de 1980. Squyres, que agora trabalha com as sondas gêmeas de Marte, disse que sempre desejou que outros cientistas "pegassem a bola e corressem com ela." No entanto, achar evidências para o tal impacto se provou muito difícil pois parte da bacia está agora coberta com derivados vulcânicos. Para um estudo, uma equipe de cientistas do Instituto de Massachusetts e da Nasa recriaram como seria a superfície de Marte antes da formação dos vulcões usando medidas de gravidade e da superfície. Eles determinaram que a bacia do impacto tem forma oval, similar ao que seria esperado se um objeto espacial a tivesse atingido em um ângulo. "O formato é realmente uma das chaves principais de que a bacia tenha se formado provavelmente por um impacto gigante", disse o pesquisador do MIT Jeffrey Andrews-Hanna. Um grupo separado, liderado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, desenvolveu simulações em 3-D para determinar as condições em que a bacia se formaria. De acordo com seus cálculos, um objeto de cerca de 1.6 quilômetros viajando a mais de 20921 quilômetros por hora - ou 24 vezes mais rápido que um jato - acertaria Marte em um ângulo de 30 a 60 graus. A colisão equivaleria à explosão de 75 a 100 trilhões de megatons de TNT. No terceiro estudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia encontrou que ondas de choque de tal impacto poderiam deslocar a crosta do sul. Todas as três equipes acreditam que tenha sido apenas um grande impacto e não diversos impactos consecutivos pois não há evidências de outras bacias.