Inteligência emocional aumenta a dedicação e satisfação no trabalho

De acordo com autor da pesquisa pesquisa, ponto pode ser incorporado a processo de seleção

Efe

15 de setembro de 2010 | 15h04

JERUSALÉM - Os trabalhadores com maior inteligência emocional tem um compromisso e satisfação maior no trabalho do que seus pares, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira, 15, pela Universidade de Haifa, no norte de Israel.

 

"Os trabalhadores com maior nível de inteligência emocional dão valor para suas organizações. Eu não acho que demore muito para que a inteligência emocional seja incorporada em processos de seleção e treinamento, avaliação e decisões de promoção", afirmou o autor da pesquisa, Galit Meisler, em um comunicado da universidade.

 

Meisler entrevistou 809 funcionários e gerentes de quatro organizações, duas públicas e duas privadas, a fim de examinar o efeito da inteligência emocional no microcosmo do trabalho.

 

Sua principal conclusão: quanto maior a inteligência emocional, maior satisfação, empenho e sentido de justiça organizacional no trabalho.

 

Por isso, do outro lado da moeda, ou seja, falta de motivação, o desejo de mudar de empresa ou o trabalho feito às pressas para atender os prazos, prevalencem mais entre as pessoas com menor inteligência emocional.

 

Esta divisão não só prejudica o compromisso individual de cada empregado, mas também as relações hierárquicas dentro da empresa, qualifica o estudo, que recebeu o Prêmio Outstanding Doctoral da Political Science Association of Israel.

 

"Os trabalhadores com níveis mais altos da inteligência emocional são menos propensos a usar formas fortes e agressivas de persuasão, mas tentam convencer seus supervisores com táticas de influência mais delicadas", diz Meisler.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.