Italiano diz que célula da pele volta a ser célula-tronco

Algumas células da pele poderiam retomar seu estado de células-tronco, com capacidade para regenerar esse tecido, afirma Stefano Calvieri, pesquisador italiano. Ele diz ter descoberto um método para conduzir estas células a se reprogramarem.Em entrevista publicada nesta quinta-feira no site do jornal La Repubblica, Calvieri afirma ter descoberto que algumas células existentes na pele colocadas ou cultivadas sobre um "suporte particular" retornariam ao momento em que são capazes de se diferenciar, como as células-tronco.As células poderiam, assim, regenerar o tecido da pele, o que seria "uma revolução no mundo da dermatologia", diz o jornal, que indica que poderia até mesmo ser aplicada em outros campos, como o dos transplantes de órgãos.Calviere, diretor da clínica dermatológica do Policlínico I de Roma, está à espera de patentear sua descoberta e de fazer com que seu trabalho seja publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas), motivo pelo que não quis revelar qual seria esse "suporte particular".   leia mais sobre células-tronco

03 de novembro de 2005 | 15h01