Jacaré-açu 'passeia' em cidade do interior de São Paulo

Animal de 1,80 metro está na lista dos bichos que correm risco de extinção no Estado

PUBLICIDADE

Por Chico Siqueira e ARAÇATUBA
Atualização:

Moradores da pequena Embaúba, na região de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, se assustaram na manhã desta quinta-feira, 15, ao se depararem com um jacaré-açu de 1,80 metro caminhando tranquilamente na calçada da rua São Miguel, no centro da cidade. O bicho está na lista dos animais de correm risco de extinção no Estado de São Paulo, segundo a Polícia Ambiental.

PUBLICIDADE

A dona-de-casa Alice da Silva foi a primeira a ver o animal. "Achei que fosse brincadeira do meu filho, mas ao chegar mais perto, percebi que era de verdade", disse ela aos PMs que foram chamados para a ocorrência. Antes de ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros, o animal chamou a atenção de dezenas de moradores, inclusive de crianças que queriam brincar com ele. "Ainda bem que a PM chegou a tempo; tinha crianças pensando que o animal é inofensivo", contou o secretário do Meio Ambiente de Embaúba, Marcos Antônio Dermonde. Mas ao contrário do que se pensava, o jacaré deu muito trabalho para ser resgatado pelos bombeiros. Eles tiveram de usar cordas, uma rede e bastões com laço. Depois de capturado, o jacaré foi colocado dentro de um alçapão.

Segundo Dermonde, não é a primeira vez que um jacaré aparece nas ruas da cidade. Há 40 dias outro animal, também jovem e do mesmo porte, foi resgatado numa avenida que os moradores usam para fazer caminhadas no começo da manhã e fim de tarde. Não se sabe de onde os animais estão surgindo, mas a suspeita, segundo Dermonde, é de que eles tenham saído do Rio da Onça, que fica a 1,5 quilômetro da cidade e possui vegetação nativa em suas margens. "Uma das possibilidades é de esses animais, que são autóctones desta região, estejam vindo à cidade atrás de alimentos", disse. A Polícia Ambiental soltou os bichos num grande represa de uma fazenda na região de Catanduva.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.