Lançamento de ônibus espacial para a ISS fica para quarta-feira

O Endeavour espera para partir há um mês. Os primeiros adiamentos foram causados por um vazamento

Associated Press,

14 de julho de 2009 | 09h28

Tempestades voltaram a forçar a Nasa a adiar o lançamento do ônibus espacial Endeavour, no quinto cancelamento para a missão de construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A agência espacial informou que tentará lançar a nave novamente no fim da tarde de quarta-feira, 15.

 

Em uma cena quase idêntica à de domingo, 12, os gerentes do lançamento interromperam a contagem regressiva minutos antes de o instante marcado para que o Endeavour, com sete astronautas a bordo, decolasse rumo ao espaço.

 

Desta vez, tempestades carregadas de raios surgiram em lados opostos do local de lançamento, e perto o suficiente para violar as normas de segurança da Nasa.

 

O Endeavour espera para partir já há um mês. Os primeiros adiamentos foram causados por vazamento de combustível e os mais recentes, pelo mau tempo.

 

Se o ônibus espacial não partir logo, ele terá de esperar até 26 de julho, para que uma nave  russa leve suprimentos à ISS. A Nasa já terá que mudar a agenda da missão se o lançamento ocorrer nesta quarta, e realizar alterações ainda maiores - incluindo o cancelamento de uma caminhada espacial - se a viagem ficar para quinta.

 

O Endeavour está levando ao espaço o terceiro e último segmento de um laboratório espacial construído pelo Japão, o Kibo ("Esperança"). 

 

Meteorologistas preveem 60% de chance de tempo bom o suficiente para permitir o lançamento na tarde de quarta.

Tudo o que sabemos sobre:
nasaendeavourkiboônibus especial

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.