Carlos Cruz/CNPq
Carlos Cruz/CNPq

Lattes: Ministério diz que sistemas voltam a funcionar na próxima segunda, após nove dias fora do ar

‘Apagão do CNPq’ começou no último sábado, 24; governo federal afirma que todos os dados tinham backup

João Ker, O Estado de S.Paulo

29 de julho de 2021 | 23h58

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) informou que os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) devem ser restabelecidos apenas na próxima segunda-feira, 2, quando completam nove dias fora do ar. Segundo a pasta, o backup de todos os dados da Plataforma Lattes já foi feito para um novo equipamento, "garantindo a integridade de todas as informações".

O "apagão do CNPq", principal agência federal de fomento à pesquisa, impossibilitou o acesso aos currículos disponíveis na Lattes e foi visto com preocupação e críticas por cientistas e pelo público em geral. Pesquisadores têm relatado problemas no acesso aos sistemas desde o último sábado, 24, e ao longo da última semana nem mesmo o email dos servidores funcionava. 

De acordo com o MCTI, a restauração do equipamento que apresentou problemas já está em andamento e o acesso a todos os sistemas do CNPq deve ser restabelecido. A pasta também informou que todos os prazos referentes ao órgão, como submissão de chamadas e prestação de contas, serão prorrogados. 

As novas datas serão divulgadas após a normalização dos sistemas. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.