Lua de Saturno tem ingredientes para a vida

Os ingredientes básicos para a vida--calor, água e compostos orgânicos-- existem em Encélado, umalua de Saturno, disseram cientistas ao detalhar na quarta-feirao conteúdo dos enormes jatos que saem da sua superfície,analisada pela sonda Cassini ao passar por lá em 12 de março. Cientistas ligados à missão euro-americana da Cassini,voltada para o estudo de Saturno e suas luas, não encontraramvida propriamente dita em Encélado, em cujo pólo sul a gêiseresque emitem jatos de água até cerca de 800 quilômetros acima dasua gelada superfície. Segundo os cientistas, os tijolos básicos da vida estãoali. Os jatos d'água são uma surpreendente "sopa" orgânica,como se fosse uma água carbonatada com essência de gás natural. "O vapor d'água era um constituinte importante. Haviametano presente. Havia dióxido de carbono. Havia monóxido decarbono. Havia química orgânica simples, e havia químicaorgânica mais complexa", disse a jornalistas Hunter Waite, doInstituto de Pesquisas do Sudoeste dos EUA, em San Antonio(Texas). Moléculas orgânicas contêm ligações carbono-hidrogênio epodem ser encontradas em coisas vivas. Waite disse que a química presente nos jatos dos gêiseres ésemelhante à de um cometa. "A questão que se faz é: de ondevieram os compostos químicos?," disse Waite. "É claro que o gás natural vem da decomposição da matériana Terra. Mas esta não é a conclusão a que chegamos emEncélado. Outra possibilidade é que a geoquímica que ocorra nointerior também possa produzir compostos orgânicos." Os cientistas tentam descobrir outros lugares do nossoSistema Solar que permitam o surgimento de vida, mesmo quemicrobiana. Há muita pesquisa nesse sentido em Marte, masalgumas luas de outros planetas também são candidatas.