Mais um meteorito de Marte é achado na Antártida

Um grupo de cientistas americanos do programa de Busca por Meteoritos na Antártica (Ansmet, na sigla em inglês) descobriu no continente gelado mais um meteorito vindo de Marte, com 715,2 gramas. O achado ocorreu em dezembro do ano passado, a cerca de 750 quilômetros do Pólo Sul.O meteorito, denominado MIL 03346, foi um dos 1.358 encontrados pela equipe durante o verão austral de 2003-2004, segundo a Agência Fapesp. É o sétimo exemplar que pertence a um grupo de meteoritos marcianos conhecidos como nakhlitos - nomes derivados da localidade egípcia de Nakhla, onde o primeiro deles foi descoberto em 1911.Os cientistas acreditam que os pedaços de rochas marcianas foram arremessados até a Terra pelo choque de um meteorito, há 11 milhões de anos. Segundo pesquisadores do Instituto Smithsoniano, responsáveis pela análise, os nakhlitos podem ter sido originados a partir de lava cristalizada na superfície de Marte, há aproximadamente 1,3 bilhão de anos.AmostrasDe acordo com a Universidade Case Western, que participa do programa Ansmet, cientistas de diversos países poderão solicitar amostras do meteorito para estudos. Os pedidos têm de ser feitos até 3 de setembro, através de um site específico da Nasa, que é responsável pelo programa Ansmet junto com a National Science Foundation (NSF).Entre os diversos meteoritos marcianos já descobertos na Terra, um estava no Brasil. Foi localizado em 1958, perto da cidade mineira de Governador Valadares, e media 4 milímetros. Acabou sendo vendido a um comerciante norte-americano.

23 de julho de 2004 | 11h59