Mau tempo força novo adiamento do ônibus espacial Endeavour

Tempestades já haviam impedido a decolagem do Endeavour, com sete astronautas a bordo, no domingo

AP-Reuters,

13 de julho de 2009 | 19h46

A Nasa decidiu adiar novamente o lançamento do ônibus espacial Endeavour nesta segunda-feira, 13, depois de a ameaça de raios e tempestades violar três critérios de segurança para lançamentos - contra nuvens carregadas, contra relâmpagos e contra o risco de relâmpagos.

 

As três violações foram registradas durante uma pausa de rotina de 45 minutos na contagem regressiva para lançamento. Os astronautas já estavam a bordo e a nave, abastecida.

 

 Tempestades já haviam impedido a decolagem do Endeavour, com sete astronautas a bordo, no domingo. Pela manhã desta segunda, meteorologistas previam que haveria 60% de chance de que o mau tempo viesse a forçar um novo adiamento do voo.

A Nasa tem, no máximo, até quarta-feira para lançar o ônibus espacial, que levará à ISS o último segmento de um laboratório espacial construído pelo Japão. Do contrário, terá de aguardar até o fim do mês, para abrir oportunidade para uma nave de carga russa, que também precisa levar materiais à estação.

 

A contagem regressiva de domingo chegou aos nove minutos antes que o voo fosse cancelado.

Já a tentativa de sábado foi cancelada horas antes do instante previsto para a decolagem, por conta de raios que caíram perto da base de lançamento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.