Médica holandesa é a 1a mulher no mundo a ter DNA mapeado

Uma geneticista holandesa se tornou aprimeira mulher a ter o seu DNA mapeado, um processo que estáficando mais fácil e barato graças à evolução dos equipamentos. Marjolein Kriek, 34 anos, é apenas a quinta pessoa a tersua informação genética mapeada para estudo científico. Elaacha que já era hora. "Estou um pouco surpresa por ninguém maister pensado em sequenciar uma mulher", disse ela em entrevista."De início era mais uma questão de 'dá para fazer?', depois foiuma questão de 'se vamos fazer, tem de ser numa mulher'." A equipe do Centro Médico da Universidade de Leiden levounove meses para mapear o genoma de Kriek, a um custo aproximadode 40 mil euros (62 mil dólares). Para fazer o primeiro mapeamento de genoma humano,publicado em 2001, o governo dos EUA investiu 300 milhões dedólares, numa pesquisa de cinco anos. Tanto o Projeto Genoma Humano quanto a empresa dopesquisador Craig Venter usaram o DNA de várias pessoas paramapear o genoma humano. Mas poucos indivíduos --como Venter e James Watson, um dosdescobridores da estrutura de dupla-hélice do DNA, em 1953--fizeram o mapeamento de seus genomas específicos. Várias empresas competem para desenvolver máquinas quepermitam sequenciamentos mais baratos, rápidos e eficientes, oque poderia ampliar a quantidade de material genéticodisponível e também ser usado em diagnósticos médicos. Neste ano, uma empresa dos EUA disse estar trabalhando numamáquina que seria capaz de "escrever" o genoma inteiro de umapessoa em quatro minutos, a um custo de apenas mil dólares. Como nos outros casos, os pesquisadores mapearam assequências do DNA de Kriek várias vezes até obterem uma cópiaexata. Após seis meses de análise, seu mapa genético serápublicado para o uso de outros cientistas.

HARRO TEN WOLDE, REUTERS