Médicos identificam novo tipo de distrofia muscular

Zaspopatia se desenvolve após os 40 anos, causando danos a nervos e músculos cardíacos e fraqueza dos músculos dos membros

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, descobriram uma forma de distrofia muscular que se desenvolve após os 40 anos. Ela causa danos a nervos e músculos cardíacos e fraqueza dos músculos dos membros. Os pesquisadores deram à doença o nome de zaspopatia, em virtude do gene conhecido como zasp. Eles descobriram que qualquer uma das três mutações no gene que fornece as instruções para criar a proteína zasp pode causar a doença. Os genes envolvidos na zaspopatia são transmitidos aos descendentes de modo dominante. Isso significa que uma criança desenvolverá esse tipo de distrofia ao herdar uma cópia do gene mutante de um dos pais. Não há até o momento cura para a distrofia muscular, um tipo de doença genética caracterizado pela degeneração dos músculos e fraqueza progressiva. Embora ainda esteja longe de representar a cura, os cientistas norte-americanos acreditam que o novo estudo possa ajudar a aumentar a compreensão sobre a doença e o papel desempenhado pelos genes. Os resultados do estudo foram publicados no periódico Annals of Neurology.