Morcego mais antigo já descoberto não tinha radar

Por WILL DUNHAM

O morcego mais primitivo já descoberto voou por aí há cerca de 52 milhões de anos, mas não tinha um dos equipamentos mais importantes dos seus descendentes -- a capacidade de caçar e se deslocar usando uma espécie de radar. Uma equipe científica anunciou na quarta-feira a descoberta de um animal de porte médio, batizado de "Onychonycteris finneyi", que possuía asas plenamente desenvolvidas e era completamente capaz de voar. A julgar pelo esqueleto, porém, ele não era capaz de realizar a chamada eco-localização. Kevin Seymour, do Real Museu de Ontário, no Canadá, um dos autores da descrição do animal publicada na revista Nature, disse que esse morcego aparentemente encerra um antigo debate sobre o que surgiu primeiro nos morcegos -- a eco-localização ou o vôo. A resposta é o vôo. "É como se este estivesse a meio caminho de se tornar um morcego moderno. É o morcego mais primitivo que já conhecemos. Claramente podia voar, mas não podia se eco-localizar. As evidências na região do crânio e garganta não nos mostram nenhuma das características que os morcegos com eco-localização têm", disse Seymour por telefone. Os morcegos são o segundo tipo mais comum de mamíferos da atualidade, constituindo um quinto de todas as espécies de mamíferos. Só os roedores, que compõem metade dos mamíferos, são mais abundantes. Os morcegos são também uma das formas de mamíferos mais antigas, e os cientistas lutam para entender sua evolução. O "Onychonycteris", achado numa escavação em 2003 no sudoeste do Wyoming (EUA), preenche algumas lacunas importantes. "É claramente um morcego, mas diferente de qualquer coisa previamente conhecida", disse Nancy Simmons, do Museu Americano de História Natural, em Nova York. "Em muitos aspectos, é um elo perdido entre os morcegos e seus ancestrais não-voadores." A eco-localização funciona como uma espécie de radar ou sonar. Vários mamíferos usam essa técnica para caçar e se localizar. Consiste em emitir sons de alta freqüência e avaliar o tempo que o som leva para bater nos objetos e voltar na forma de eco. A maioria dos morcegos usa esse radar para capturar insetos em pleno vôo. Baleias, golfinhos e mussaranhos também têm tal capacidade. Os cientistas disseram que o fóssil do "Onychonycteris" está muito bem preservado. Embora o considerem o morcego mais primitivo, eles dizem que uma espécie com características mais modernas, o "Icaronycteris" viveu na mesma época e já usava a eco-localização.