Morre o compositor Paulo Vanzolini, autor de 'Ronda' e 'Volta por cima'

Artista e zoólogo, ele estava internado no Hospital Albert Einstein com quadro de pneumonia extensa desde quinta-feira, 25; enterro será realizado nesta segunda no Cemitério da Consolação

Breno Pires, O Estado de S. Paulo

29 Abril 2013 | 08h25

SÃO PAULO - O compositor e zoólogo paulista Paulo Emílio Vanzolini morreu na noite deste domingo, 28, aos 89 anos. Ele estava internado com quadro de pneumonia extensa, desde a quinta-feira, 25, no Hospital Albert Einstein, unidade Morumbi, onde ocorre o velório do seu corpo na manhã desta segunda. O enterro será realizado ainda hoje no Cemitério da Consolação, zona oeste de São Paulo.

Autor de canções como "Volta por Cima" e "Ronda", Paulo Vanzolini teve composições interpretadas por grandes nomes da música brasileira, como João Gilberto, Chico Buarque, Maria Bethânia, Jamelão e Paulinho da Viola. Foi o criador de versos como "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima".

Além da música, o paulista teve uma carreira extensa na zoologia, atuando desde o fim da década de 1940 no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, de onde foi diretor. Fez doutorado no tema em Harvard após a graduação em medicina. Também atuou como produtor de televisão na década de 1950.

Vanzolini teve a carreira retratada pelo cineasta Ricardo Dias, no documentário "Um Homem de Moral", de 2009. Ele deixa cinco filhos do primeiro casamento e a mulher Ana Bernardo.

Mais conteúdo sobre:
paulo vanzolini morre ronda volta por cima

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.