Mudança cerebral faz mosca fêmea ter atitude de macho

Técnica ativa área do cérebro e leva fêmeas a produzirem música para cópula.

Rebecca Morelle, BBC

18 de abril de 2008 | 11h10

Um grupo de pesquisadores conseguiu estimular o cérebro de moscas de frutas para fazer com que fêmeas agissem como machos.Os cientistas modificaram geneticamente os insetos para que um grupo de células cerebrais que controlam o comportamento sexual pudessem ser "ativadas" por um impulso de luz.A equipe de pesquisadores conseguiu que as moscas fêmeas produzissem um som para acasalamento - comportamento normalmente visto nos machos.O estudo, publicado na última edição da revista científica Cell, sugere que as conexões nos cérebros dos machos e das fêmeas são semelhantes.Trabalho duroGero Miesenboeck, da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, que coordenou a pesquisa com J. Dylan Clyne, da Universidade Yale, nos Estados Unidos, disse: "Normalmente os machos têm que trabalhar muito duro para convencer as fêmeas a copularem com eles"."Em muitas espécies animais, os machos têm que fazer exibições elaboradas para impressionar as fêmeas - mesmo no caso da pequena mosca de frutas", disse Misenboeck.Segundo ele, os machos de moscas de frutas vibram uma de suas asas para produzir uma música quase inaudível. "Se a fêmea gostar da música, ela se rende aos seus avanços", relata.Pesquisas anteriores haviam revelado que um grupo de 2.000 células cerebrais eram necessárias para esse comportamento da corte nos insetos; porém tanto as fêmeas quanto os machos das moscas de frutas parecem possuir mais desses neurônios.Equipamento semelhante"Parece que os machos e as fêmeas têm um equipamento neural muito semelhante, mas ainda assim eles se comportam de maneira tão diferente - somente os machos cantam, e somente as fêmeas respondem à música permitindo ao macho copular com ela. A grande questão é: por que e qual a diferença?", questiona Miesenboeck.Para investigar, os pesquisadores colocaram algumas moscas em um "mini-estúdio de som". Os insetos haviam sido modificados geneticamente para que um impulso de luz ativasse esse grupo de neurônios responsáveis pela corte.Primeiro, os pesquisadores observaram as moscas macho e verificaram que o impulso de luz podia realmente fazê-lo cantar."A segunda, e mais excitante, questão que queríamos perguntar era o que aconteceria se ativássemos os neurônios das fêmeas. Elas normalmente não mostram esse tipo de comportamento, mas queríamos descobrir se tinham uma capacidade oculta para fazer isso", disse Miesenboeck.Quando a luz chegava ao "mini-estúdio", as fêmeas voavam levantando e vibrando uma das asas para produzir uma música.O estágio seguinte foi verificar se essas músicas artificialmente induzidas conseguiriam seduzir outras moscas.Um macho e uma fêmea foram colocados no estúdio. O macho teve suas asas alteradas para que não conseguisse produzir nenhum som.O casal "mudo" foi então exposto a uma gravação das músicas de corte produzidas pelos machos e pelas fêmeas com neurônios alterados.As músicas dos machos ativadas artificialmente se mostraram efetivas, mas os sons produzidos pelas fêmeas não tiveram muito impacto em levar as moscas a copular."Quando analisamos essas músicas, descobrimos que havia diferenças sutis entre a música dos machos e as músicas produzidas artificialmente pelas fêmeas - o volume estava um pouco diferente, estava fora do ritmo e a música, de maneira geral, estava menos bem controlada", explicou Miesenboeck.Porém os pesquisadores dizem que o estudo revelou que os cérebros dos machos e das fêmeas são extremamente semelhantes nas moscas, mesmo nos circuitos dedicados a comportamentos sexuais como a corte.A próxima questão a ser respondida, segundo Miesenboeck, é por que somente os machos criam músicas de corte em circunstâncias normais, se as fêmeas também têm a capacidade para fazê-lo.Ele disse acreditar que poderia haver vários "interruptores" ou "comandos centrais" nos cérebros das moscas que podiam ser colocados no modo masculino ou feminino. "Nosso próximo objetivo é encontrar esses interruptores", diz o pesquisador.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

moscafêmeamachoestudocérebro