Museu mostra dinossauro britânico 'inteiro'

Esqueleto encontrado por caçador de fósseis é o mais completo do país.

Da BBC Brasil, BBC

22 de maio de 2008 | 17h35

O museu da cidade inglesa de Bristol vai apresentar ao público pela primeira vez em junho o fóssil de dinossauro mais completo da Grã-Bretanha. Com a exceção de um pé e de um pedaço do rabo, todos os ossos do animal foram recuperados. Ele está em tão bom estado que é possível ver os restos fossilizados da última refeição do dinossauro. O scelidossauro chegava a medir 4 metros de comprimento e viveu na Grã-Bretanha no período Jurássico, há mais de 190 milhões de anos. HerbívoroPouco se sabia dele, além de que ele apresentava uma grossa couraça com espinhos e que era herbívoro. A partir deste esqueleto, cientistas descobriram que o animal era muito mais encouraçado do que se pensava."Eu fiquei... foi um momento desses de cair o queixo", disse à BBC o pesquisador do museu de Bristol Tim Ewin. "É uma coisa fenomenal, que não acontece todo dia."A descoberta foi feita por um caçador de fósseis britânico, que ficou intrigado com a aparência de uma pedra que viu há oito anos na costa de Dorset, no sudoeste do Inglaterra.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

dinossaurogrã-bretanhafóssilbristol