Nasa abastece ônibus espacial Endeavour para sexta tentativa

Meteorologistas dizem que há 60% de chance de que as condições do tempo permitam a partida da nave

Reuters-AP,

15 de julho de 2009 | 15h03

O ônibus espacial Endeavour está pronto para uma sexta tentativa de lançamento no Centro Espacial Kennedy da Flórida. A missão é levar à Estação Espacial Internacional (ISS) a terceira e última parte de um laboratório espacial construído pelo Japão.

 

Lançamento de ônibus espacial para a ISS fica para quarta-feira

 

Meteorologistas dizem que há 60% de chance de que as condições do tempo permitam a partida da nave, depois de mais de um mês de adiamentos causados por vazamentos de combustível, relâmpagos e mau tempo. Técnicos terminaram de abastecer o ônibus espacial pouco antes das 15h, para um lançamento previsto para pouco depois de 19h (horários de Brasília).

 

A Nassa tem apenas hoje e amanhã para tentar fazer o lançamento nesta semana. Depois disso, o voo terá de ser remarcado para o fim do mês, para permitir que uma nave de carga russa leve suprimentos aos astronautas a bordo da estação.

 

O Endeavour transporta a plataforma para experimentos expostos ao vácuo do laboratório Kibo ("Esperança"). Com custo de US$ 2,4 bilhões, o Kibo é um complexo que inclui ainda um guindaste robotizado para retirar e substituir os experimentos colocados na plataforma, a fim de evitar caminhadas espaciais perigosas.

 

A plataforma deverá ser instalada na primeira das cinco caminhadas espaciais planejadas para a estadia de 11 dias do Endeavour na ISS.

Tudo o que sabemos sobre:
nasaendeavouriss

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.