John Raoux/AP
John Raoux/AP

Nasa adia lançamento do Endeavour pela terceira vez

Missão do ônibus espacial deve concluir instalação de laboratório na Estação Espacial Internacional

Efe,

11 de julho de 2009 | 13h02

A Nasa adiou o lançamento do ônibus espacial Endeavour para domingo, 12, para que seus engenheiros possam avaliar com mais calma o impacto de relâmpagos que atingiram a plataforma que sustenta a nave na noite de sexta-feira, 10.

 

O lançamento do Endeavour estava previsto para este sábado, 11, às 20h39 de Brasília, no que seria a terceira tentativa de partir em uma missão de 16 dias à Estação Espacial Internacional (ISS), para completar a instalação do laboratório Kibo, da Agência de Prospecção Espacial do Japão.

 

A tripulação também deve acrescentar uma plataforma à superfície externa do módulo japonês para experimentos científicos na falta de gravidade do espaço.

 

A missão é composta pelo comandante Mark Polansky, o piloto Doug Hurley e os especialistas Dave Wolf, Christopher Cassidy, Tom Marshburn, Tim Kopra, além da astronauta canadense Julie Payette.

 

Kopra se unirá aos ocupantes da ISS em substituição ao astronauta japonês Koichi Wakata, que voltará no Endeavour após uma permanência de três meses na plataforma.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.