Nasa analisa dados de sonda em busca de água em Marte

Conhecido como hematita cinza, o óxido de ferro, na Terra, forma-se geralmente na presença de água. Veja a galeria de fotos

Cientistas da Nasa tentavam determinar, nesta sexta-feira, se os dados enviados pela sonda Opportunity referem-se a um mineral que costuma formar-se na água. Tal descoberta poderia fornecer valiosas pistas de que o planeta vermelho foi, no passado, um lugar úmido e capaz de abrigar formas de vida. O robô Opportunity descobriu óxido de ferro, que às vezes - mas não sempre - forma-se na água líquida. Satisfeitos com o desempenho do veículo, cientistas planejam para a manhã de sábado a próxima movimentação do robô. Conhecido como hematita cinza, o óxido de ferro, na Terra, forma-se geralmente na presença de água, tanto de fontes quentes como do fundo de um lago ou mar, embora possa também ser formado de lava rica em oxigênio, sem água. Em órbita, a nave Odyssey havia localizado, pela cor, um depósito de hematita de tamanho pouco inferior à área do Paraná, na planície Meridiani Planum.