NASA via The New York Times

Nasa anuncia 'morte' de robô em Marte

Opportunity, que estava há 15 anos na superfície do planeta vermelho, descobriu indícios de água

Redação, O Estado de S.Paulo

13 de fevereiro de 2019 | 18h57

A agência espacial americana (Nasa) anunciou a "morte" nesta quarta-feira, 13, do robô Opportunity, que investigou a superfície de Marte durante 15 anos. Entre suas descobertas mais importantes, o equipamento encontrou os primeiros indícios de água no planeta.

Segundo cientistas da Nasa, o robô não sobreviveu a uma enorme tormenta de areia. "Tenho um profundo sentimento de agradecimento e gratidão ao declarar que a missão do Opportunity está completa", disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, durante uma conferência pública.

Termina assim uma missão cuja longa duração era completamente inesperada. O robô foi projetado inicialmente para resistir na superfície de Marte por três meses, como lembrou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine.

O Opportunity deu aos cientistas uma chance de ver Marte de um ponto que nunca antes tinha sido observado: rochas dispostas em camadas que resistiram à erosão da água que supostamente fluiu no planeta vermelho há bilhões de anos.

Por causa desse equipamento e de seu gêmeo Spirit, que desligou em 2010, a Nasa teve uma presença robótica contínua em Marte durante mais de 15 anos.

Mas, na noite desta terça, o centro de controle da agência emitiu a última chamada ao Opportunity e não recebeu nenhuma resposta, o que foi considerado um sinal definitivo para dar por concluída a missão. /EFE