PUBLICIDADE

Nasa consegue superar vazamento em ônibus espacial

Durante duas tentativas de lançamento realizadas em junho, uma quantia significante de hidrogênio escapou

Por Associated Press
Atualização:

Um teste de abastecimento do ônibus espacial Endeavour não encontrou nenhum vazamento preocupante do gás hidrogênio, e abriu caminho para o lançamento dentro de dez dias, para uma missão já atrasada à Estação Espacial Internacional (ISS), diz a Nasa.

 

Nasa cancela lançamento de Endeavour devido a vazamento

 

PUBLICIDADE

No mês passado, um vazamento potencialmente perigoso impediu a partida da nave.

 

No início da manhã desta quarta-feira, 1º, controladores de voo encheram o tanque externo de combustível para ver se os reparos feitos haviam tapado os vazamentos. Nenhum vazamento anormal foi registrado durante o teste, que durou três horas, e os resultados preliminares indicam que o reparo foi bem-sucedido, afirmou a porta-voz Candrea Thomas.

 

Isso significa que a Nasa poderá tentar realizar o lançamento em 11 de julho. O Endeavour tem a missão de entregar à ISS a terceira e última parte de um laboratório espacial criado pelo Japão.

 

Durante duas tentativas de lançamento realizadas em meados de junho, uma quantia significante de hidrogênio escapou do tanque de combustível, a partir de  uma placa que se liga a uma linha de escoamento. Especialistas acreditam que um erro no posicionamento da placa, de menos de 1º, causou a falha.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.