Nasa descobre 'pedaços de gelo' em Marte

Fotos tiradas por sonda espacial mostram substância brilhante que teria derretido.

Da BBC Brasil, BBC

20 de junho de 2008 | 18h27

A Nasa (a agência espacial americana) anunciou nesta sexta-feira ter descoberto novos e convincentes indícios da presença de gelo na superfície do planeta Marte.Imagens feitas no início da semana pela sonda Phoenix, que está no planeta vermelho, mostraram pedaços de um material brilhante, fotografados dentro de um buraco feito pela sonda.Na quinta-feira, uma nova foto do buraco foi feita e os misteriosos fragmentos haviam desaparecidos.Os cientistas chegaram a imaginar que os pequenos pedaços pudessem ser sal - mas sal não desaparece dessa forma.Gelo, por sua vez, pode derreter - e essa é a explicação que foi dada por cientistas ligados à missão para explicar o ocorrido.A descoberta reforça a suspeita de que exista água embaixo de uma camada de permafrost na superfície do planeta.Anteriormente, na mesma missão, fotografias que se acreditava que pudessem mostrar traços da presença de água frustraram os cientistas ao não mostrar nenhum sinal do líquido.Embora sinais de gelo já tenham sido encontrados em Marte antes, parte da missão da Phoenix é procurar provas para sustentar a idéia de que a região polar do planeta poderia ser habitada.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.