Nasa/ Caltech/ Divulgação
Nasa/ Caltech/ Divulgação

Nasa divulga primeiro áudio e vídeo do robô Perseverance em Marte

Objetivo do Perseverance é comprovar se o planeta realmente abrigou alguma forma de vida; veja o vídeo

Redação, O Estado de S.Paulo

22 de fevereiro de 2021 | 22h23

WASHINGTON - A Nasa divulgou nesta segunda-feira, 22, o primeiro áudio gravado em Marte. Trata-se do som do vento captado pelo robô Perseverance. “O que se ouve nos 10 segundos é uma rajada de vento na superfície de Marte captada por um microfone, que foi enviado de volta à Terra”, disse o engenheiro por trás do sistema de câmera e microfone do Perseverance. 

A agência também publicou o primeiro vídeo da chegada da missão ao planeta. É um arquivo em alta definição de quase 3 minutos e meio que mostra o paraquedas branco se desprendendo. 

Leia Também

Missão Marte

“Esta é a primeira vez que conseguimos registrar um acontecimento como a chegada em marte”, afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado de ciência da Nasa. Ele também disse que a aterrissagem do Perseverance é “o mais perto que alguém pode estar em Marte sem precisar colocar um traje de pressão”. 

Lançado em 30 de julho de 2020, o robô aterrissou na última quinta-feira, 18. Segundo a chefe da missão, Jessica Samuels, o robô operou dentro do esperado. Ela também sinalizou que estava preparando um voo em um pequeno helicóptero do robô, chamado Ingenuity, mas esclareceu que a equipe ainda não encontrou o local ideal. 

Com o Ingenuity, eles tentarão fazer o primeiro voo sobre outro planeta sob uma atmosfera que tem 1% da densidade terrestre. 

A missão do Perseverance está programada para durar dois anos e é provável que o robô permaneça ativo por mais tempo. Seu predecessor, o Curiosity, continuou funcionando oito anos após o pouso em Marte. Nos próximos anos, a tarefa é recolher 30 amostras de rochas e terra em tubos que serão enviados à Terra em 2030. 

Marte já foi mais quente e úmido no passado distante, mas explorações prévias determinaram que o planeta era habitável. O objetivo do Perseverance é comprovar se o planeta realmente abrigou alguma forma de vida. 

O robô vai extrair as primeiras amostras no verão boreal. Um dos primeiros experimentos envolve um instrumento que pode obter oxigênio da atmosfera marciana, que é composta principalmente por dióxido de carbono. A ideia é que um dia os seres humanos não tenham que transportar oxigênio da Terra a cada viagem que fizerem a Marte. 

Perseverance é o quinto robô a chegar em Marte; o primeiro aterrisou em 1997. Todos foram feitos pelos Estados Unidos, que já pensa em uma missão tripulada para lá. No entanto, os estudos são preliminares.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.