Nasa espera volta da Atlantis à Terra após adiar 2 dias

Se as condições meteorológicas se estabilizarem, a Nasa programou a primeira oportunidade de descida ao Centro Espacial Kennedy no estado da Flórida às 11h11 de Brasília

EFE

24 de maio de 2009 | 06h37

A Nasa (agência espacial americana) prevê para neste domingo a volta da nave Atlantis, depois que o mau tempo impediu o retorno de seus sete tripulantes, que tiveram que permanecer no espaço dois dias além dos programados, após completar com sucesso sua missão para melhorar a capacidade do telescópio Hubble.

 

Se as condições meteorológicas se estabilizarem, a Nasa programou a primeira oportunidade de descida ao Centro Espacial Kennedy no estado da Flórida às 10h11 (11h11 de Brasília).

 

A Nasa tem um plano B preparado para que a descida aconteça na base Aérea de Edwards, na Califórnia, mas a mudança do Atlantis do litoral oeste para a costa leste teria um custo adicional de US$ 1,8 milhão.

 

As duas tentativas de aterrissagem anteriores foram adiadas devido às fortes tempestades que afetam o estado da Flórida, que causaram inundações em algumas cidades do norte durante os últimos dias.

 

O centro de controle, em comunicação com o comandante da nave Scott Altman, agradeceu pela "paciência" dos tripulantes e explicou que permaneciam atentos à evolução meteorológica.

 

"Permaneceremos onde estamos agora", disse o comandante Altman, que junto com o piloto Gregory C. Johnson, a especialista Megan McArthur e o astronautas Andrew Feustel, John Grunsfeld, Mike Massimino e Michael Good, formam a tripulação do Atlantis.

Tudo o que sabemos sobre:
Atlantis

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.