PUBLICIDADE

Nasa lança Endeavour menos de um mês após volta do Atlantis

Missão tem como objetivo principal completar a construção do laboratório espacial Kibo, criado pelo Japão

Por Carlos Orsi
Atualização:

Menos de um mês após o retorno do ônibus espacial Atlantis da última missão de reparos ao Telescópio Espacial Hubble, a nave Endeavour prepara-se para partir no próximo sábado, 13, rumo á Estação Espacial Internacional (ISS). A sequência incomum de voos explica-se, em parte, pela pressa da Nasa em completar sua parte na construção da ISS e executar todas as missões que exijam o uso de ônibus espaciais até 2010, quando a frota deverá deixar de voar.

 

PUBLICIDADE

A missão do Endeavour, oficialmente chamada STS-127, tem como objetivo principal completar a construção do laboratório espacial japonês Kibo, uma instalação dotada de um braço robótico próprio e uma plataforma exposta ao vácuo que servirá de base para diversos experimentos, além de um módulo pressurizado - no qual astronautas poderão trabalhar sem usar trajes espaciais - de 11 metros de comprimento e quatro metros de diâmetro.

 

As duas primeiras seções do laboratório haviam sido levadas ao espaço em voos anteriores.

 

Ao todo, a missão consumirá 16 dias e será composta por cinco caminhadas espaciais, cada uma com duração prevista de cerca de seis horas. Uma vez completa a missão, a Nasa terá ainda sete voos de ônibus espaciais para realizar antes da aposentadoria da frota.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.