Nasa prepara testes de novo robô para exploração de Marte

O Curiosity é maior que os robôs móveis enviados anteriormente ao planeta

estadao.com.br

02 Julho 2010 | 13h42

O jipe-robô Curiosity, durante montagem no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. Divulgação

 

O próximo robô que a Nasa pretende enviar a Marte, o Curiosity, recebeu nesta semana um novo jogo de rodas e sistema de suspensão. O Curiosity é maior que os robôs móveis enviados anteriormente ao planeta vermelho, tendo as proporções reais de um jipe terrestre, e por isso não poderá contar exclusivamente com energia solar para rodar. Ele terá um gerador elétrico de base nuclear.

 

Cientistas identificam molécula orgânica complexa no espaço

 

Robô Opportunity bate recorde de durabilidade em Marte

 

As rodas e a suspensão representam, de acordo com a agência espacial, um passo fundamental para o lançamento previsto para 2011.

 

O Curiosity, peça-chave da missão Mars Science Laboratory (Laboratório Científico de Marte), tem seis rodas, como seus antecessores  Spirit, Opportunity e Sojourner. Cada roda tem um motor independente, e as rodas dos cantos também têm motores independentes de manobra.

 

Diferentemente dos antecessores, o Curiosity usará suas rodas como trem de pouso quando descer na superfície marciana, em agosto de 2012.

 

Nos próximos meses, a Nasa realizará testes para determinar se o sistema de mobilidade do robô será capaz de operar bem em Marte.

Mais conteúdo sobre:
marte nasa curiosity

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.