Nasa prevê lançar nave Discovery neste domingo

A Nasa se viu obrigada a adiá-la em cinco ocasiões, o que forçou a cortar a duração da missão em um dia e agora será apenas de 13

EFE

15 de março de 2009 | 06h34

A Nasa finaliza os preparativos para lançar neste domingo a nave espacial "Discovery", pois acredita que reparará a tempo o vazamento em um de seus condutos de hidrogênio que atrasou a decolagem.

 

O processo que levará ao lançamento começará às 11h18 (hora de Brasília), quando os técnicos comecem a encher o tanque externo de combustível e oxigênio. O decolagem está previsto para as 20h43.

 

A Nasa se viu obrigada a adiá-la em cinco ocasiões, o que forçou a cortar a duração da missão em um dia e agora será apenas de 13. Também esses problemas reduziram as caminhadas espaciais de quatro para três, acrescentou a agência.

 

O comandante Lee Archambault lidera uma tripulação de sete pessoas, que também inclui o astronauta japonês Koichi Wakata. Segundo a agência de prospecção espacial, os meteorologistas preveem 80% de condições aceitáveis para o lançamento neste domingo.

 

A decisão de levar adiante / antecipe o decolagem foi anunciada este sábado em entrevista coletiva, depois que a Nasa constatou o avanço dos consertos da avaria que tinha obrigado a atrasá-lo.

Tudo o que sabemos sobre:
Discovery

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.