Nasa testa com sucesso novo foguete que levará naves ao espaço

Um foguete não tripulado da Nasa, projetado para ajudar no desenvolvimento de um serviço de táxi espacial à Lua, foi lançado com sucesso em um teste nesta quarta-feira.

IRENE KLOTZ, REUTERS

28 Outubro 2009 | 15h48

O foguete Ares 1-X, de 100 metros, atualmente o maior do mundo, foi lançado às 13h30 (horário de Brasília) de um módulo espacial modificado na base de Cabo Canaveral, na Flórida.

A Nasa afirmou que foi a primeira vez que um protótipo de foguete foi lançado do complexo desde que a primeira espaçonave decolou, em 1981.

Depois de ser lançado e atingir uma altura de 45 quilômetros, alcançando uma velocidade 5 vezes maior que a do som, o foguete abriu o paraquedas e caiu no oceano Atlântico, onde deverá ser recuperado por um barco da Nasa.

O novo foguete de teste é a peça central de um programa da Nasa de 445 milhões de dólares que testa projetos de veículos com intenção de substituir os ônibus espaciais em processo de desativação da agência.

Os ônibus espaciais devem ser aposentados no próximo ano depois de mais seis missões para concluir a estação espacial.

Além de transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional, a 360 quilômetros da Terra, o foguete deve ser parte de um sistema para levar os astronautas para a Lua e outros destinos no Sistema Solar.

(Reportagem adicional de Jane Sutton)

Mais conteúdo sobre:
CIENCIA NASA FOGUETE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.