NASA
NASA

Nave de carga russa Progress se acopla com sucesso à ISS

Espaçonave levou à Estação Espacial Internacional combustível, oxigênio, água, alimentos e remédios

Efe,

05 Fevereiro 2010 | 12h28

A nave de carga russa Progress M-04M se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

 

Veja também:

linkHubble faz primeiro panorama da superfície de Plutão

linkComeça contagem regressiva para lançamento do Endeavour

linkNasa seleciona 7 empresas para criar nova geração de naves 

 

"O procedimento aconteceu em regime automático", explicou à agência "Interfax" o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin, que destacou que, pela primeira vez na história da ISS, há quatro naves russas enganchadas à plataforma ao mesmo tempo: as Soyuz TMA-16 e TMA 17 e as Progress M-03M e M-04.

 

Lindin explicou que a abertura da escotilha entre a nave recém chegada e a ISS aconteceu por volta das 6h de Brasília, depois de concluído o processo de equiparação de pressões entre os dois.

 

A nave de carga, que foi lançada na quarta-feira passada da base de Baikonur (Cazaquistão), levou à plataforma espacial 1,1 tonelada de combustível, 49 quilos de oxigênio, 363 quilos de água, 133 quilos de alimentos e 98 quilos de equipamentos médicos, roupas e artigos de higiene.

 

Atualmente, a tripulação da ISS é integrada pelos russos Maxim Surayev e Oleg Kotov, os americanos Jeff Williams e Timothy Creamer, e o japonês Soichi Noguchi.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.