Nova espécie de rato é descoberta na Argentina

Pesquisadores irão agora aprofundar conhecimento sobre a espécie, não encontrada em nenhuma outra parte do mundo

Cientistas argentinos, uruguaios e paraguaios descobriram, na Argentina, uma nova espécie de rato, o que permitirá obter novos dados sobre estes animais que transmitem doenças como a leptospirose e o hantavirose. Os pesquisadores decidiram homenagear o cientista Phillip Myersi no nome do roedor, informou nesta segunda-feira o diário Clarín. O rato foi descoberto em um local próximo à capital da província argentina de Misiones, situada aproximadamente 1.000 quilômetros a norte de Buenos Aires. "Na Argentina existem 105 espécies de ratos, e sabemos muito pouco sobre eles", disse Ulyses Pardiñas, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Conicet) e chefe do grupo que realizou a descoberta. Outros pesquisadores serão encarregados agora de estudar a fundo a espécie, não encontrada até agora em nenhuma outra parte do mundo, além de analisar as doenças que poderia transmitir. Pardiñas afirmou que a relação entre os ratos e algumas doenças permite "reconciliar os conceitos de ciência básica e ciência aplicada".