Ônibus espacial Atlantis se acopla à Estação Espacial Internacional

Trata-se da 32ª missão ao espaço do 'Atlantis' e da segunda vez que o ônibus espacial vai à estação em seis meses

Efe

16 Maio 2010 | 14h26

O ônibus espacial "Atlantis" se acoplou neste domingo, 16, à Estação Espacial Internacional (ISS), que visita pela última vez, com uma carga de baterias, peças e um novo módulo de pesquisas.

 

"Houston e estação, o acoplamento está confirmado", disseram os astronautas do "Atlantis" ao chegarem, às 11h28 (horário de Brasília).

 

 

Antes, o "Atlantis" tinha realizado uma rotação completa para trás para permitir aos tripulantes da estação, Oleg Kotov, T.J. Creamer, Soichi Noguchi e Tracy Caldwell Dyson, fazer fotos de alta resolução de seu escudo protetor.

 

O "Atlantis", que partiu na sexta-feira, leva à estação um compartimento de carga e um novo módulo de pesquisas científicas construído pela agência espacial russa.

 

Também transporta alimentos para os ocupantes da estação, seis baterias de cerca de 180 quilogramas de peso cada uma para a viga central, uma antena, peças para o braço robótico da estação e outros equipamentos.

 

Trata-se da 32ª missão ao espaço do "Atlantis" e da segunda vez que o ônibus espacial vai à estação em seis meses.

 

A Nasa prevê realizar apenas mais duas missões de ônibus espaciais, com o "Discovery" em setembro e com o "Endeavor" em novembro. Após isso, a ISS só receberá naves russas.

Mais conteúdo sobre:
Atlantis missão ônibus espacial

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.