Nasa
Nasa

Ônibus espacial Endeavour liga-se à Estação Espacial

Antes da conexão, o comandante do Endeavour, Mark Polansky, guiou o ônibus espacial numa cambalhota

Associated Press,

17 de julho de 2009 | 15h45

O ônibus espacial Endeavour conectou-se ao módulo Harmony da Estação Espacial Internacional (ISS), levando sete astronautas para uma missão de 11 dias que inclui cinco caminhadas espaciais e a instalação do último segmento de um laboratório construído pela Agência Espacial Japonesa.

 

A chegada do ônibus espacial cria a maior população já reunida em órbita da Terra: 13 astronautas, somando-se as tripulações da ISS e do Endeavour.

 

Antes da conexão com o Harmony, o comandante do Endeavour, Mark Polansky, guiou o ônibus espacial numa cambalhota no vácuo para que os astronautas a bordo da ISS fotografassem a nave de todos os ângulos, em busca de danos causados ao revestimento do veículo durante o lançamento.

 

Esse procedimento tornou-se padrão após o desastre com o ônibus espacial Columbia, em 2003, que se desintegrou na reentrada por conta de uma brecha aberta nessa blindagem durante o lançamento.

 

O revestimento dos ônibus espaciais frequentemente é atingido por blocos de espuma que se soltam do tanque externo de combustível durante o lançamento.

Tudo o que sabemos sobre:
nasaendeavouriss

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.