Opportunity começa a rodar no sábado; Spirit tem conserto

O administrador da Nasa informou que três montanhas descobertas em Marte pelos robôs serão batizadas de Grissom, White e Chaffee - os nomes dos astronautas mortos na Apollo I. Veja a galeria de fotos

A Nasa antecipou a data para o robô Opportunity descer de sua plataforma de desembarque e começar a rodar pelo solo marciano para sábado, e avisa que o outro robô, Spirit, ?voltará a ficar perfeito? depois de enfrentar problemas com seu computador de bordo. Exceto pelo braço robótico, o Opportunity já terminou de assumir a posição prevista para dar início à viagem de três metros que o levará ao solo marciano, disse o gerente de projeto Pete Theisinger. A previsão anterior era de que o robô começaria a rodar no domingo. Os engenheiros também fizeram progressos com o Spirit, que se encontra parado há uma semana, do outro lado do planeta. Eles estão preparados para limpar a memória do robô de todos os arquivos científicos e tecnológicos, que vinham sufocando o software. ?Acredito que ficará perfeito de novo?, disse Theisinger. Homenagem Nesta quinta-feira, a Nasa prestou uma homenagem aos 17 astronautas mortos desde o incêndio da Apollo I, ainda nos anos 60. Segundo o administrador Sean O?Keefe, o Dia da Lembrança será observado todos os anos a partir de agora, sempre na última quinta-feira de janeiro - data próxima às dos três acidentes fatais sofridos pela Nasa: o incêndio da Apollo, em 27 de janeiro de 1967; a explosão da Challenger, em 28 de janeiro de 1986; e a destruição da Columbia, em 1º de fevereiro de 2003. O?Keefe fez um discurso emocionado sobre os astronautas, dizendo que os 17 ?perderam suas vidas porque nós falhamos?. O administrador informou também que três montanhas descobertas em Marte pelos robôs da Nasa serão batizadas de Grissom, White e Chaffee - os nomes dos astronautas da Apollo I.