AP
AP

Papa Bento XVI celebra encerramento do Ano Paulino

Ano Paulino, que marca os dois mil anos do nascimento de São Paulo, foi iniciado em junho de 2008

Ansa,

22 de junho de 2009 | 16h12

O papa Bento XVI presidirá no próximo domingo, 28, a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no Vaticano, que marcará o encerramento do Ano Paulino.

 

A celebração ocorrerá em solenidade aos santos Pedro e Paulo. Na próxima segunda-feira, 29, eles também serão homenageados durante a missa que o Pontífice rezará na Basílica de São Pedro com alguns arcebispos metropolitas que receberão pálios.

 

O pálio é uma espécie de manto branco que possui dois apêndices - um na frente e um nas costas - e seis cruzes bordadas. O acessório, que representa a unidade com o sucessor de Pedro, era de uso exclusivo dos Papas, mas foi estendido aos primazes e arcebispos metropolitas.

 

O Ano Paulino, que marca os dois mil anos do nascimento de São Paulo, foi iniciado em junho de 2008 com "uma série de eventos litúrgicos, culturais e ecumênicos, como também várias iniciativas pastorais e sociais, todas inspiradas na espiritualidade paulina", declarou o Pontífice na abertura do evento, há um ano.

 

Na última sexta-feira, 19, foi iniciado no Vaticano o Ano Sacerdotal, período que vai até 19 de junho de 2010, dedicado à formação de futuros padres.

 

Entre as atividades do Papa desta semana, estão um encontro com bispos vietnamitas em visita "ad limina", que acontece nesta segunda-feira, 22, e uma reunião com o grão-mestre da Soberana Ordem Militar dos Cavaleiros de Malta, Fr. Matthew Festing, na próxima quinta-feira.

Tudo o que sabemos sobre:
Bento XVIreligião

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.