Papa e líder anglicano vão se reunir em 21 de novembro

Será o primeiro encontro entre Bento XVI e Rowan Williams desde a iniciativa católica para atrair anglicanos

Associated Press,

30 Outubro 2009 | 18h30

O papa Bento XVI conversará com o bispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual da Comunhão Anglicana, em 21 de novembro, na primeira reunião entre ambos desde que o Vaticano anunciou uma iniciativa para facilitar a assimilação, pela Igreja Católica, de sacerdotes e fiéis anglicanos descontentes com o rumo mais liberal da Comunhão.

 

Teólogo ataca assimilação de anglicanos pelo Vaticano

Anglicanos de países em desenvolvimento rejeitam oferta do papa

Vaticano vai aceitar padres e seminaristas anglicanos casados

 

O porta-voz do Vaticano, padre  Federico Lombardi, disse que o líder espiritual dos 77 milhões de membros da Comunhão Anglicana se encontrará com o papa quando estiver em Roma, para uma conferência em uma universidade.

 

A reunião terá grande importância porque é a primeira desde que o Vaticano anunciou, em 20 de outubro, o sistema para acolher os conservadores que desejarem abandonar o anglicanismo.

 

A iniciativa de Roma poderá levar centenas de milhares de fiéis anglicanos, dezenas de bispos e milhares de padres anglicanos casados a se converter ao catolicismo.

 

os anglicanos conservadores, que se opõem à ordenação sacerdotal de mulheres e a bispos abertamente gays, terão um espaço próprio dentro do catolicismo, e poderão converter-se individualmente ou como paróquias ou dioceses inteiras.

 

Alguns analistas viram a atitude do papa como uma tentativa de capitalizar a crise interna do anglicanismo, dividido entre setores conservadores e liberais.

 

O maior grupo afetado pela abertura católica é a Comunhão Tradicional Anglicana, um grupo dissidente que há vários anos pediu a Roma para aderir em bloco ao catolicismo, e que congrega cerca de 400 mil pessoas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.