AP
AP

Papa pede a José Graziano soluções efetivas contra a fome

'A alimentação é uma condição que aborda o fundamento do direito à vida', disse o pontífice ao novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO)

01 de julho de 2011 | 12h42

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira, 1, soluções concretas à fome no mundo ao novo secretário-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva, destacando que "a alimentação é uma condição que aborda o fundamento do direito à vida".

Bento XVI recebeu em audiência nesta sexta-feira os participantes da 37ª Conferência da FAO, com a presença de Graziano e o diretor-geral da entidade, o senegalês Jacques Diouf.

O papa ressaltou o compromisso da Igreja Católica em colaborar com os esforços da FAO para responder às necessidades reais de tantos irmãos e irmãs na humanidade, e lembrou o apoio da Santa Sé aos méritos da organização.

"A pobreza, o subdesenvolvimento e, portanto, a fome são frequentemente resultado de atitudes egoístas que partem do coração do homem, se manifestam em sua ação social (...) e se traduzem na negação do direito básico de cada pessoa a se alimentar", declarou o pontífice.

Bento XVI criticou as condições como os mecanismos de distribuição e o mercado internacional tratam a questão alimentar no mundo.

Para ele, é urgente um modelo de desenvolvimento que considere não só a amplitude econômica das necessidades ou a confiabilidade técnica das estratégias a buscar, mas também a cooperação, solidariedade e altruísmo.

Em sua opinião, esse modelo proposto deve levar em conta "a dimensão humana de cada iniciativa e que seja capaz de realizar uma autêntica fraternidade, confiando na lembrança ética de 'dar de comer ao faminto'".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.