Papa prepara para 2012 sua primeira viagem a México e Cuba

O papa Bento 16 afirmou nesta segunda-feira que visitará Cuba e México no começo de 2012, a primeira viagem do pontífice para ambas as nações.

PHILI, REUTERS

12 Dezembro 2011 | 19h30

O anúncio formal foi feito na homilia de uma missa no Vaticano por ocasião do bicentenário da independência de alguns países latino-americanos. Ele disse esperar que a viagem seja "uma época preciosa para evangelizar com uma fé sólida, uma vívida esperança e uma reluzente caridade".

A viagem deve acontecer antes da Páscoa, que no ano que vem cai em 8 de abril, segundo o papa. Fontes do Vaticano disseram que ela durará cerca de uma semana, no fim de março.

João Paulo 2º, que morreu em 2005, esteve cinco vezes no México e uma em Cuba, em 1998. As relações entre a Igreja Católica e o regime comunista cubano melhoraram depois disso, e no ano passado a Igreja inaugurou seu primeiro seminário na ilha em mais de meio século.

Em 2010, o presidente Raúl Castro se serviu da mediação da Igreja para libertar dezenas de presos políticos, intensificando o diálogo do regime com o clero local.

Mais conteúdo sobre:
RELIGIAOPAPAMEXICOCUBA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.