Papa responde perguntas do público em programa de TV

O papa Bento 16 respondeu perguntas de uma criança do Japão, de uma mulher muçulmana da Costa do Marfim e de uma mãe com um filho em coma durante o primeiro diálogo televisionado com o público, transmitido nesta Sexta-Feira Santa.

CATHERINE HORNBY, REUTERS

22 Abril 2011 | 11h15

O pontífice alemão, como o antecessor polonês João Paulo 2o, concede poucas entrevistas a jornalistas, mas seu contato direto com o público marca um novo passo para o líder de 1,2 bilhão de católicos do mundo.

Embora a interação tenha sido fortemente controlada por autoridades do Vaticano, o programa representou uma tentativa de renovar a imagem da Igreja. Na quinta-feira, Bento 16 lamentou o declínio da fé cristã no mundo ocidental.

O programa de TV, chamado "Em Sua Imagem", foi transmitido pela televisão italiana à tarde, por volta do horário em que se acredita que Cristo teria morrido na Sexta-Feira Santa. Foram feitas ao papa sete perguntas de participantes selecionados ao redor do mundo.

Seguindo o formato dos programas de auditório italianos, a atração incluía respostas gravadas anteriormente pelo papa, que falava através de um vídeo com pessoas de outros países.

Para uma menina de sete anos de idade no Japão, que pediu que o papa explicasse o sofrimento do país após o terremoto e o tsunami de 11 de março que matou ao menos 28 mil pessoas, Bento 16 falou de Jesus e disse que o sofrimento não foi em vão.

"Nós não temos todas as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu como vocês", disse o papa.

(Por Catherine Hornby)

Mais conteúdo sobre:
PAPA TV*

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.