Passageiros em avião filmam eclipse do Sol a 11 mil metros de altura

Voo partiu de Anchorage, no Alasca, para Honolulu, no Havaí; fenômeno foi registrado por astrônomos que estavam no avião

Por Julia Marques

Passageiros a bordo do voo 870, da Alaska Airlines, vivenciaram uma experiência rara na última terça-feira, 8. Da aeronave, puderam ver o eclipse total do Sol, a 11 mil metros de altura. O fenômeno foi registrado e publicado nas redes sociais.

Não foi apenas sorte. Segundo relato da Alaska Airlines, a bordo da aeronave estavam dezenas de astrônomos que haviam esperado e planejado o voo exatamente para assistirem ao fenômeno.

Tudo começou quando, há cerca de um ano, Joe Rao, astrônomo do planetário Hayden, do Museu Norte-Americano de História Natural, que nesta terça ocupou o assento 32F, descobriu que o avião faria o trajeto de Anchorage, no Alasca, para Honolulu, no Havaí, caminho perfeito para apreciar o eclipse. A notícia se espalhou pela comunidade de 'caçadores de eclipses'.

The memories from last night’s inflight entertainment will last a lifetime. We adjusted flight #870 from Anchorage to Honolulu just so our passengers could catch the solar eclipse from 35,000 feet. Experience it for yourself in this video from Mike Kentrianakis / American Astronomical Society.Full story on our blog: http://bit.ly/1UNYZbi Publicado por Alaska Airlines em Quarta, 9 de março de 2016

O grupo de astrônomos combinou com a companhia aérea um plano de voo específico, que otimizasse a experiência de assistir ao eclipse, levando em conta as condições do tempo e os ventos. Apesar de todo o planejamento, o time por pouco não perdeu o espetáculo: o voo foi antecipado em 25 minutos, mas os astrônomos pediram à companhia aérea que fizesse o percurso no tempo previsto anteriormente.

"Somos todos caçadores de eclipse veteranos que viajam ao redor do mundo para nos aquecermos na sombra da Lua por alguns minutos preciosos", disse Rao.